Sem categoria

"Ah, não!" O que fazer quando o Chrome travar

Google Chrome quebrado

O Google Chrome é um ótimo navegador. Rápido na abertura de páginas, milhares de extensões, aplicativos para o que mais precisamos a qualquer hora, etc. Mas tem certas horas que o navegador da Google não aguenta e senta. Ah, não! O Google Chrome travou!

Quem nunca viu a mensagem “Ah, não” do Google Chrome? Ela só aparece nos momentos em que o navegador trava por algum motivo quase desconhecido. Algum processo atual que pode estar consumindo muita memória, por exemplo. Isso pode fazer com que uma página trave de repente.

Google Chrome about:crash

A Google está atenta a isso e até informa o que se deve fazer quando o “Ah, não!” aparecer enquanto estiver navegando.

1. Verificar aplicativos de antivírus e firewall

Hoje em dia, os antivírus tem que dar conta da segurança de quase todos os processos que rodam no computador. Como nem tudo é perfeito, pode acontecer dele barrar alguma página no Google Chrome e o “Ah, não!” aparecer. Desative o antivírus e reabra o Google Chrome para ver se o problema foi resolvido. A mesma coisa vale para um firewall se estiver sendo usado.

Os aplicativos que mais dão problemas no Google Chrome segundo os usuários são:

  • Spyware Doctor
  • Comodo firewall
  • McAfee Enterprise
  • McAfee Virus Scan

2. Verificar as extensões do Google Chrome

Caso tenha alguma extensão instalada, desative uma por uma e teste se o problema para de ocorrer. Para desativar as extensões, vá em Ferramentas (chave inglesa) > Ferramentas > Extensões. Clique sobre a marcação onde está escrito Ativado.

Para reativar as extensões, volte neste mesmo caminho.

3. Verificar a presença de vírus e malware

Sempre atualize o seu antivírus não importando qual seja. Faça uma varredura completa no seu computador a fim de encontrar algum malware que esteja afetando o Google Chrome.

4. Criar um novo perfil de usuário

Se mesmo com as dicas anteriores o Google Chrome continuar a exibir a mensagem “Ah, não!”, será necessário criar um novo perfil de usuário. Isso pode indicar perfil corrompido.

Vejamos como criar um novo perfil:

Feche o Google Chrome. Encontre a pasta padrão onde estão as configurações do Google Chrome no sistema:

Windows

Windows XP
%USERPROFILE%\Local Settings\Application Data\Google\Chrome\User Data\

Windows Vista e Windows 7
%LOCALAPPDATA%\Google\Chrome\User Data\

Mac OS X

~/Library/Application Support/Google/Chrome/Default

Linux

~/.config/google-chrome/Default

Renomeie a pasta para “backup-perfil” e reinicie o Google Chrome.

Essas são as quatro instruções da Google para resolver o problema de travamento de páginas. Se o problema persistir, verifique o hardware do seu computador. Pode ser um indicativo que a memória ram esteja corrompida.

Você pode ajudar a Google a resolver os problemas de travamento do navegador. Basta ir em Ferramentas (chave inglesa) > Opções (Preferências) > Configurações avançadas. Marque a opção “Enviar automaticamente estatísticas de uso de relatórios de erros ao Google”. Com isso, todas as falhas do Chrome serão relatadas ao Google. Para ter acesso ao relatório de falhas, digite about:crashes na barra de endereço e aperte Enter.

Espero ter ajudado.

Referência: Ajuda do Google Chrome