Aviso de navegador desatualizado para o visitante do seu site

atualização update

Os navegadores evoluem a cada semana, mas nem sempre o usuário faz as atualizações necessárias. Não se sabe qual o real motivo do usuário não fazer a atualização já que essa é uma forma de se prevenir contra ataques na internet. Estar com um navegador desatualizado é pedir para que seu computador sofra com vírus e malwares.

O Dicas Browser preza pela segurança de seus leitores e agora exibe um aviso caso o leitor esteja usando um navegador desatualizado. Saiba como colocar o aviso no seu site também!

Siga o @denavegador no Twitter e fique por dentro das novidades dos navegadores.

Entre no seguinte link:

http://www.browser-update.org/#install

Nele, será mostrado um conjunto de cinco navegadores que são: Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari e Google Chrome. Logo abaixo, perceba que há uma caixa de marcação (checkbox) e, mais abaixo, um código. Esse código você deve colar logo acima da tag </head> do código-fonte do seu site.

Ao desmarcar a checkbox, perceba também que é possível determinar para quais versões dos navegadores será mostrado o aviso de atualização. No caso do Dicas Browser, ficou da seguinte maneira:

  • IE <= 8 → Internet Explorer 8 e versões anteriores receberão o aviso
  • Firefox <= 3.5 → Firefox 3.5 e versões anteriores receberão o aviso
  • Opera <= 10.6 → Opera 10.6 e versões anteriores receberão o aviso
  • Safari <= 4 → Safari 4 e versões anteriores receberão o aviso
  • Chrome: auto → versões anteriores à versão estável atual receberão o aviso

No caso do Google Chrome, não há como mudar mesmo. Isso é feito de forma automática a cada nova versão do navegador.

Por que pedir para que o usuário atualize o navegador?

Primeira coisa é: a internet precisa evoluir. De nada adianta estarmos falando hoje HTML5, CSS3 e outras tecnologias se o usuário ainda usa um navegador defasado como, por exemplo, Internet Explorer 6.

O outro motivo está relacionado ao que já foi dito: segurança. O navegador é a janela entre o usuário e a internet. Se uma janela possui uma larga abertura e não possui grades, o ladrão passa fácil por ela. A mesma coisa vale para as ameaças que frequentemente assolam os computadores.

O Dicas Browser apoia totalmente a campanha do Brasil Sem Vírus. Vamos exterminar essa praga da nossa internet e tirar o Brasil do pódio dos países que possui o maior número de computadores infectados no mundo. Quer ter o seu computador vacinado contra todas as pragas?