Certificado de segurança da Caixa para navegadores

O acesso à conta bancária no site da Caixa Econômica Federal é um dos mais chatos entre os bancos. O sistema de acesso exige um certificado que não é reconhecido pelos navegadores, o que faz o usuário se deparar com uma tela de alerta de segurança.

Essa tela de segurança assusta e acaba afugentando o usuário. Tudo ficaria mais fácil se o certificado de segurança do ICP Brasil fosse já reconhecido por, no mínimo, Microsoft, Google e Mozilla. Não é o que acontece.

Siga o @denavegador no Twitter e fique por dentro das novidades dos navegadores.

Certificado nao confiável

Se você procura pela solução deste problema, está no lugar certo!

Primeiramente, é preciso fazer download da Cadeia completa de certificados Caixa disponibilizada no próprio site do banco. Clique no botão Salvar para baixar o arquivo com extensão .p7b. Nos casos de acesso à conta de pessoa física, considere baixar os arquivos individualmente.

Agora, a parte mais fácil: instalar os certificados nos navegadores.

Google Chrome

Abra o Google Chrome. Clique em Configurações > Configurações. Na nova aba que se abrir, clique no link Mostrar configurações avançadas. Em HTTPS/SSL, clique no botão Gerenciar certificados.

Uma nova janela se abre. Clique na aba Autoridades e clique no botão Importar. Localize o arquivo que baixou contendo os certificados da Caixa.

Recebendo certificado - Chrome

Na janela que se abrir, marque apenas a primeira opção, Considerar confiável esta CA para identificar sites, na janela que se abrir e clique em OK. Reinicie o Chrome.

Firefox

O processo poderia ser parecido com o do Chrome se o Firefox não impedisse a importação do arquivo. Tempos atrás, escrevi um post falando como acessar o internet banking da Caixa pelo Firefox através de uma extensão que instala os certificados necessários. Confira!

Internet Explorer

A instalação não é feita abrindo o IE, mas através do Windows. Dê um duplo clique sobre o arquivo baixado e siga as instruções de importação de certificados feito pelo Serasa Experian.

Em outros navegadores como Opera e Safari não consegui êxito em instalar os certificados. Se você conseguiu, compartilhe conosco a sua experiência. Será útil para muita gente.