Como abrir Firefox em modo anônimo sempre

Muitas pessoas buscam privacidade na hora de acessar sites, principalmente, se elas estão usando um computador que seja de outra pessoa. Quando fazemos login em algum site qualquer como Twitter, Gmail ou Facebook temos o receio de que as senhas fiquem armazenadas no computador da pessoa.

Para essas e outras coisas existe a navegação privada ou modo anônimo. Esse é um recurso presente no Firefox desde a versão 3 e que é muito útil nesses casos.

Já abordamos aqui no blog sobre como usar a navegação privada nos navegadores. Também já falamos sobre como abrir o Google Chrome sempre em modo anônimo. Enfim, agora chegou a hora de falar em como abrir o Firefox sempre em modo anônimo.

Para isso, vá em Ferramentas – Opções. No Linux é Editar – Preferências.

Vá na guia Privacidade. Ao lado de O Firefox deve selecione Nunca memorizar o histórico. Feito isso, o seu Firefox não mais memorizará o histórico de navegação.

Configurando modo anônimo do Firefox

Como também já dissemos por aqui, essa privacidade não é 100% porque há maneiras de descobrir em qual site que alguém entrou com o modo anônimo ativado, mas isso é para quem entende a fundo de navegadores. Não é uma informação fácil de ser obtida por uma pessoa leiga.

Há também a questão das propagandas do Google Adsense e outros programas de afiliados que continuarão mostrar coisas relacionadas a sua região.

Enfim, a navegação privada é para você se guardar de pessoas comuns. Ela não te deixa anônimo na web como muitos pensam. Se um dia a Polícia Federal precisar te achar, não vai ser a navegação em modo anônimo que vai te salvar.

Faça bom uso!

Veja também:

Curiosidades sobre o modo privado do Firefox
Como acessar sites de banco de forma segura
Como abrir Google Chrome em modo anônimo