Como atualizar navegador

Um navegador atualizado é muito importante para a segurança dos dados do usuário. Não é a toa que os desenvolvedores anunciam atualizações. Se elas são lançadas, cabe ao usuário ir lá e pegar. Isso é uma recomendação de todos que trabalham com segurança na internet.

Muita gente pensa em atualizar o navegador, mas não sabe como fazer isso. Por isso, resolvi criar esse artigo para sanar essa dúvida.

Firefox

firefox 4 update

O Firefox tem um sistema de atualização bem simples, mas que foi levemente modificado na versão 4.

Firefox 3.6 e anteriores

Vá no menu Ajuda – Verificar atualizações. Confirme a atualização, espere o download ser feito e reinicie o navegador.

atualização do firefox 3

 

Firefox 4 e superiores

Vá no menu Firefox – Ajuda – Sobre o Firefox. Espere o download da nova versão e reinicie o navegador.

atualização do firefox 4

 

Atualizar Firefox no Linux

Atualmente, as versões do Firefox para as distribuições Linux vem sendo feitas através dos repositórios padrão. Isso porque houve uma mudança na frequência de atualizações por parte da Mozilla. A comunidade Linux se viu obrigada a mudar a forma de atualização do navegador mantendo sempre a última versão disponível.

Para atualizar, acesse o gerenciador de atualizações da sua distribuição. Recarregue os os dados dos repositórios. Caso tenha alguma atualização a ser feita, ela será mostrada. Clique no botão correspondente para confirmar a atualização.

Veja também:

 

Opera

Vá em Menu – Ajuda – Verificar atualizações. Aguarde a transferência dos arquivos. No final, clique em Instalar agora ou Instalar mais tarde. Recomendo a primeira opção.

atualização do opera 1

Se você é usuário Linux com distribuições baseadas no Debian, verifique se o repositório do Opera está atualizado no seu sistema.

Veja também:

 

Google Chrome

google chrome atualizado

Para atualizar o Google Chrome, vá em Ferramentas (chave inglesa) – Sobre o Google Chrome. Aguarde o download e, no final, reinicie o navegador.

atualização do google chrome

No caso do Windows, não é preciso se preocupar muito com isso, já que o Google Chrome atualiza sozinho ao reiniciar o computador. Se não quiser isso, combine as teclas Win+R e digite msconfig.exe e aperte Enter. Será aberta uma janela. Nela, vá na aba Inicialização de programas e desabilite o Google Update.

No Linux, é adicionado o repositório do Google Chrome automaticamente no sistema bastando ao usuário digitar os comandos apt-get update e apt-get upgrade para a sua atualização.

Caso não queira que seja adicionado o repositório, abra o Terminal e digite sudo touch /etc/default/google-chrome antes de instalar o pacote.

Veja também:

 

Safari

Para verificar se há atualizações para o Safari não é preciso abrir o navegador, mas sim o Apple Software Update. Ele se encontra em Iniciar (ícone do Windows na barra de tarefas)- Todos os programas.

apple software update

Aberto o programa, ele logo procura por novas atualizações. Se houver alguma atualização disponível, basta clicar no botão Install.

atualização do safari no apple software update

Veja também:

 

Internet Explorer

O Internet Explorer é atualizado junto com todo sistema Windows. Para alterar configurações de atualização do Windows, vá em Iniciar (ícone do Windows na barra de tarefas) – Todos os programas – Windows Update.

windows update

Veja também:

Qualquer dúvida sobre atualização do navegação, escreva nos comentários.