Como instalar o Guardião Itaú no Ubuntu Linux

Desde que meu computador deu problema, perdi meu HD que tinha o Windows 7 instalado. Fiquei apenas com o outro HD com Fedora, mas o problema do computador acabou corrompendo o sistema. Então, resolvi instalar o Ubuntu até que eu compre outro PC.

Sou correntista do Banco Itaú e sempre usei o pagamento online deles. O banco exige a utilização do Guardião Itaú, um sistema de segurança em conjunto com o iToken. Quando acessamos a parte de transações, o site checa se o Guardião está instalado. Devido a um problema de versão do JAVA, o site sempre acusou um erro.

Siga o @denavegador no Twitter e fique por dentro das novidades dos navegadores.

Para resolver esse problema e instalar o Guardião Itaú no Ubuntu, é preciso instalar uma versão apropriada do JAVA. Abra o terminal e execute os seguintes comandos:

$ echo "deb http://www.duinsoft.nl/pkg debs all" > /tmp/duinsoft.list
$ sudo mv /tmp/duinsoft.list /etc/apt/sources.list.d

$ sudo apt-key adv –keyserver keys.gnupg.net –recv-keys 5CB26B26
$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install update-sun-jre

Depois de terminada a instalação, limpe o cache e os cookies do seu navegador e reinicie-o. Entre novamente no site do Banco Itaú e aceite a instalação do Guardião clicando no botão “Executar/Run”. Assim, você tem acesso total a sua conta Itaú pelo Linux.

Acesso à conta do Itaú sem instalar o Guardião

A dica anterior funciona para todos os navegadores. Caso não queira instalar essa versão do JAVA e usa o navegador Firefox, há uma alternativa para você!

Instale o complemento Bancos Bugados BR (Itaú). O complemento permite que se contorne a exigência de instalação do Guardião Itaú no sistema. A extensão apenas identifica seus acessos ao Itaú como sendo do Firefox no Mac OS X, independente do seu sistema operacional.

Não é preciso reiniciar o Firefox após a instalação.

As empresas insistem em dificultar a vida do usuário Linux, mas sempre se encontra um jeito de resolver os problemas.

Referência: Blog do Hugo Maia Vieira