Internet Explorer 10 promete mais segurança aos usuários

sem malware

A Microsoft quer fazer o seu navegador Internet Explorer crescer novamente. Para isso, a empresa precisa perder o estigma de fazer um navegador que serve de download para os outros.

Como já sabemos, o IE vem perdendo muitos usuários para o Google Chrome, que possui maior segurança, aparenta ser mais leve, suporta extensões, etc. muita coisa que o Internet Explorer ainda não possui. A mais importante de todas, com certeza é a segurança.

Siga o @denavegador no Twitter e fique por dentro das novidades dos navegadores.

Previsto para ser lançado junto com o Windows 8, o Internet Explorer 10 virá com proteção para os seguintes males:

  • Ataques de engenharia social;
  • Ataques que exploram vulnerabilidades de sites;
  • Ataques que exploram o navegador ou o sistema operacional.

Essas proteções já existem nas versões atuais do IE. A Microsoft trabalha para que esses recursos melhorem na sua décima versão. Dentre os recursos de proteção já presentes está o Filtro SmartScreen que oferece proteção contra ataques de malware e phishing.

Outra adição de segurança significativa no IE10 é o Modo Protegido aprimorado. O Modo Protegido é definido pela Microsoft da seguinte forma:

O Modo protegido, que foi adicionado ao IE7 para o Windows Vista, é um recurso de proteção abrangente que ajuda a impedir que os invasores instalem software ou modifiquem configurações de sistema se conseguirem executar código de exploração. Trata-se de uma camada de proteção extra que bloqueia partes do sistema que o navegador normalmente não precisa usar. Por exemplo, o navegador geralmente não precisa modificar as configurações do sistema nem fazer gravações na sua pasta Documentos. O Modo protegido se baseia no princípio do privilégio mínimo, reduzindo os recursos do Internet Explorer, os recursos disponíveis para a exploração de código também são reduzidos.

Como pode ver, a Microsoft se prepara para entregar um navegador cada vez mais seguro para tirar toda a visão de navegador ruim e inseguro que ainda possui. Como deixou o tempo passar demais, a caminhada vai ser longa para a empresa.

Referência: IEBlog Português