Otimize seu site com dicas do Page Speed

HTML

Olá leitores do Denavegador!

Mais uma Quarta do Webmaster com uma dica muito valiosa para você que vive procurando, assim como eu, por erros em seu site ou blog para consertá-los. Ao invés de virar o site do avesso, existe um aplicativo web que nos ajuda nessa tarefa: Page Speed.

O Page Speed é um serviço da Google feito para mostrar quais são os erros cometidos nos códigos dos sites.

Artigos com dicas para webmasters:

Para usar o serviço, acesse o site do Page Speed. Na página inicial aparece o campo para digitar a URL de seu site. Digite www.seudominio.com e clique em Analyze Performance.

Page Speed página inicial

Feito isso, o Page Speed analisa todo o seu site e dá os resultados no lado esquerdo da tela. Os resultados são divididos em:

  • High priority – Sugestões de correção que representam um alto grau de melhoria de performance do site se efetuadas.
  • Medium priority – Sugestões de correção que representam um médio grau de melhoria de performance do site se efetuadas.
  • Low priority – Sugestões de correção que representam um baixo grau de melhoria de performance do site se efetuadas. O mais comum de aparecer.
  • Experimental rules – Sugestões experimentais que geralmente não afetam a performance do site, mas que seria bom seguir.
  • Rules without suggestions – Tudo o que o Page Speed leva em consideração para uma boa performance e que foi detectado como fazendo parte do seu site. Good job!

É possível também analisar a performance do site nos dispositivos móveis. Basta clicar na pequena seta para baixo e escolhe Get mobile suggetions.

Clicando sobre os links que aparecem dentro dessas categoria, é possível ver as dicas do Page Speed para a melhoria do site. Siga todas ela e se esforce para deixar seu site com poucas ocorrência em High priority e Medium priority. Em Low priority é comum aparecer ocorrências pois, convenhamos, nada é perfeito.

Page Speed score

Note que o Page Speed dá uma nota para o site de 0 a 100. A nota do Dicas Browser foi 93. Nada mau!

Quanto maior a nota, menos coisa para melhorar no site. Busque a excelência! Busque o 100!

Apesar do Page Speed não levar em consideração o tempo que um site demora para carregar, todas as dicas dadas por ele servem para melhorar esse tempo. O foco do serviço é a otimização dos códigos e isso, consequentemente, faz com que o site fique mais rápido e seu leitor/cliente/usuário mais feliz!

É possível ter o Page Speed acoplado ao navegador Firefox, mas é preciso ter a extensão Firebug instalada também. Os resultados aparecem dentro do navegador.

Faça uma analise do seu site agora mesmo e otimize-o!

Veja também outroas artigos:

  1. Lynx – navegador em modo texto
  2. “Este site é melhor visualizado…” Chega disso!
  3. WordPress abandona suporte ao IE6