Um aviso que desvaloriza o seu site

melhor visualizado navegador

Você é blogueiro? Se sim, já deve ter percebido que seu blog é melhor visualizado em um certo navegador. Sendo assim, acaba por colocar um banner no blog dizendo que este é melhor visualizado, por exemplo, no Firefox.

Muitos blogueiros já cometeram e ainda cometem esse erro. Acabam colocando aquele pequeno banner que informa que o blog é melhor visualizado em um certo navegador.

Com a evolução de códigos CSS e HTML muitos desenvolvedores se mexeram e criaram navegadores capazes de suportar tudo isso. Geralmente, o site fica melhor no Firefox e nos navegadores webkit – Google Chrome e Safari -, mas no Internet Explorer fica horrível. Pode acontecer o contrário.

O Dicas Browser, por exemplo, aparece com efeitos diferentes entre os navegadores. Confesso que ele é melhor visualizado no Firefox, mas não quer dizer que preciso tentar fazer com que meu leitor use este navegador. É o leitor quem decidirá por onde ele quer navegar e não eu. Sou eu quem deve preparar o blog para os navegadores e não o leitor.

O blogueiro deve preparar seu site para todos os navegadores, mas não é preciso que ele apareça igual em todos. Como eu já disse em outro post, ele deve ser ORGANIZADO.

Aí, você pode perguntar: então você é a favor de que usem o IE6?

NÃO! Pelo amor de Deus! Aqui ele não é recomendado por questões de segurança e não porque ele não mostra os sites como deveria. Usar o IE6 hoje é querer dar um tiro no próprio pé. O Dicas Browser, propositadamente, não aparece do jeito que deveria no IE6 justamente para desencorajar o seu uso e fazer com o seu usuário busque alternativas mais novas.

Confesso que no início do meu outro blog, Geralidades da Vida, cheguei a colocar o aviso uma vez, mas logo retirei porque percebi que aquilo desvalorizava-o. Por mais que a intenção seja boa, não fica legal. Dá a impressão de que o seu blog não é preparado e, consequentemente, não passa confiança.

Para mim, colocar este tipo de aviso é coisa de preguiçoso. Hoje me dia, vemos muitos sites que só funcionam em determinado navegador. Coisa de preguiçoso!

Por isso recomendo: retire os avisos que seu blog é melhor visualizado no Firefox, Internet Explorer ou qualquer outro navegador. Teste seu blog em navegadores diferentes. Se perceber algo muito fora do lugar, entre no código-fonte e conserte para deixar organizado. Não perca tempo com banners! Você pode estar perdendo leitores.

Não se limite a um navegador. A web é um mar muito grande para comportar somente um barco.

Pense nisso.